04/06/2009

07/Junho/2009 - Eleições para o Parlamento Europeu 2009

SE NÃO QUISER LER, NÃO LEIA! MAS VOTE! USUFRUA DO SEU DIREITO E CUMPRA O SEU DEVER! NÃO DÓI E NÃO CUSTA NADA!...


10 BOAS RAZÕES PARA VOTAR:


1- Sim, sim. Você decide. Votando.
Ao votar nas eleições para o PE, decide quem vai influir no seu futuro e no dia-a-dia de cerca de 500 milhões de cidadãos europeus. Se isso não o(a) preocupa, alguém se preocupará por si - decidindo quem o(a) vai representar na única assembleia pan‑europeia eleita por sufrágio directo. Os deputados eleitos vão moldar o futuro da Europa nos próximos 5 anos. Tenha a Europa que quer! Se não votar, não se queixe!

2 - Deputados ao PE - a sua voz na Europa.
Os deputados são a sua voz na Europa - para quê desperdiçar esta oportunidade? Eleito de cinco em cinco anos, o Parlamento Europeu é um importante e poderoso interveniente no processo de tomada de decisão da União Europeia. A forma como o Parlamento vota a legislação da UE influencia o seu dia-a-dia, quer se trate da comida que ingere, do custo das compras que faz, da qualidade do ar que respira ou da segurança dos brinquedos dos seus filhos.

3 - É o seu direito de votar!
Como cidadão europeu, votar em eleições para o PE é um direito fundamental e a forma certa de ter uma palavra a dizer sobre o modo como a UE funciona. Ao votar, está a participar na escolha de quem irá representar pessoas de verdade como você, a sua família, os seus amigos, vizinhos e colegas de trabalho na Europa. E, como cidadão da UE, pode votar (ou ser candidato às eleições) qualquer que seja o país da UE em que vive, mesmo que não seja nacional desse país. E o melhor é que isso não lhe custa nem um tostão!

4 - Em prol das pessoas, do planeta e da prosperidade!
Jovem ou idoso, estudante ou reformado, homem ou mulher, assalariado ou independente, convencional ou alternativo, citadino ou rural: a Europa diz-nos respeito a todos, muitas vezes sem darmos por isso! Graças à Europa, podemos viajar, estudar e trabalhar facilmente no estrangeiro. O PE trabalha incansavelmente em prol de um ambiente mais limpo, substâncias químicas mais seguras, melhores serviços e empregos. O PE é um ardente defensor dos direitos dos consumidores, da igualdade de oportunidades e dos direitos humanos, tanto na UE como no estrangeiro.

5 - Um escrutínio - 375 milhões de eleitores
Em Junho de 2009, vai ter a oportunidade única de votar juntamente com 375 milhões de outros cidadãos europeus. Para quê? Para eleger o único parlamento do mundo transnacional e multilingue, directamente eleito, e a única instituição da União Europeia eleita por sufrágio directo. Eleito pelo povo desde 1979, o Parlamento Europeu representa hoje quase meio milhão de cidadãos.

6 - Deputados com peso
Na maioria dos casos, os deputados europeus têm tanto peso como os Estados‑Membros no processo de tomada de decisão da UE. A maior parte da legislação que nos afecta quotidianamente é decidida por deputados ao PE e ministros a nível da UE. Muitas, senão mesmo a maioria das leis promulgadas no seu país são a transposição de actos votados pelos deputados europeus - os nossos representantes. E não só leis: verbas para a construção de novas estradas, praias mais limpas, investigação, educação, ajuda ao desenvolvimento. Os deputados também decidem para onde vai o dinheiro da UE.

7 - Na calha, deputados ao PE com ainda mais peso
Com o novo Tratado de Lisboa (logo que possa ser implementado), o poder de decisão dos deputados em assuntos da UE vai de novo aumentar. Como legislador, o Parlamento ficará em pé de igualdade com os ministros dos Estados-Membros em praticamente todas as áreas de política da UE. O Parlamento também elegerá o Presidente da Comissão Europeia, reforçando o seu controlo sobre o executivo da UE. Além disso, como cidadão da UE, terá o direito de propor leis europeias.

8 - Votar a favor da diversidade
A Europa elege os seus novos deputados em Junho de 2009. Oriundos de 27 países, estes deputados representam uma vasta gama de partidos políticos, círculos eleitorais e pontos de vista nacionais. No Parlamento, a maioria dos deputados organiza-se em grupos políticos de acordo com as suas afinidades políticas. Desta forma, o Parlamento, tal como a Europa, significa acolher e promover a diversidade - nele são faladas 23 línguas!

9 - É a política! É a democracia!
Ama a UE? Odeia-a? Quer que ela efectue uma viragem à direita? Ou à esquerda? Há alguma questão que o faça vibrar? Há mudanças que quer ver realizadas? Uma medida que não pode esperar? Investimentos que devam ser feitos? Eleja deputados que pensam como você e poderá ter uma palavra a dizer. A democracia é isso. Faça a diferença!

10 - Um pequeno esforço que produz grandes resultados
Vá lá! Só são precisos uns minutos, talvez possa combiná-los com um passeio no parque ou uma ida ao café. Não é um esforço assim tão grande para dizer o que quer à Europa. Depois, é fácil ver o que os deputados que elegeu estão a fazer por si: basta ir a www.europarl.europa.eu!



VOTE! USUFRUA DO SEU DIREITO E CUMPRA O SEU DEVER! NÃO DÓI E NÃO CUSTA NADA!...

Inté!

1 comentário:

Carlos Santos disse...

Está quase tudo dito, só acrescentaria uma coisita....mesmo que não goste dos políticos e por isso não vá votar, eles vão para lá na mesma, e perdeu assim uma oportunidade de contribuir para a escolha de quem nos vai representar.

Por mais isto, dia 7 vá votar..!!!